Volks negocia com sindicato adesão a Programa de Proteção ao Emprego

A Volkswagen está negociando com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a adesão da fábrica de São Bernardo do Campo ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), informou o secretário-geral da entidade, Wagner Santana.

Volks

O programa foi criado pelo governo federal para ajudar as empresas a atravessarem a crise sem demissões. Além da Volks, mais seis empresas de Diadema, São Bernardo do Campo e Ribeirão Pires analisam a adesão à iniciativa, que permite a redução em até 30% da jornada de trabalho e dos salários, de forma proporcional.

Na Volkswagen, 2,5 mil trabalhadores estão há dois meses em lay-off, que consiste na suspensão temporária dos contratos de trabalho. No local, onde são fabricados os modelos Gol e Saveiro, estão empregados aproximadamente cerca de 13 mil trabalhadores.

No início da semana, a Mercedes-Benz evitou a demissão de 1,5 mil operários de sua fábrica no ABC, ao implementar o PPE. A adoção do programa foi aprovada pelos funcionários da montadora de caminhões na segunda-feira, dando fim à greve que paralisou a produção na semana passada.

Ouça a reportagem na Rádio Vermelho: