Segurança alimentar e nutricional é tema de conferência estadual

 Soberania alimentar e garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável serão o foco dos debates

 
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promove a V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de 10 a 12 de setembro, em Florianópolis. O evento será realizado em conjunto com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (Caisan/SC). Entre os objetivos da conferência estão o de ampliar e fortalecer a soberania alimentar, garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A conferência ocorre no Praia Brava Hotel, em Florianópolis.

O lema deste ano é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Os 450 participantes serão divididos em grupos de trabalho para tratar dos seguintes assuntos: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; Relação entre as propostas da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional: avanços, desafios e prioridades.

Durante o encontro também serão eleitos os 39 delegados que participarão da Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, de 3 a 6 de novembro.
Um avanço importante na área de segurança alimentar e nutricional em Santa Catarina foi a aprovação do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional em 2015. O plano é resultado das deliberações da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e das discussões do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O plano 2014- 2019 será executado de acordo com o que está previsto no Plano Plurianual e norteará as políticas públicas para erradicação da pobreza extrema no estado.