Aécio e Anastasia se encontram com Cardozo para reclamar da PF

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, foi procurado pelos senadores do PSDB Aécio Neves (MG) e Antonio Anastasia (MG), nesta terça-feira (8). Os tucanos foram reclamar com o ministro sobre o andamento da Operação Lava Jato, que investiga, entre outros parlamentares, o senador Anastasia.

MP quer lista de voos feitos pelo senador Aécio

A reunião, que foi confirmada pelo próprio Aécio mas não estava na agenda do ministro, ocorreu no Ministério da Justiça e oficialmente os tucanos foram tratar de um projeto sobre terrorismo, de autoria de Anastasia.

Mas segundo outro parlamentar ligado aos tucanos, Aécio e Anastasia procuraram Cardozo para “protestar” contra a conduta da Polícia Federal.

Enquanto fazem jogo de cena com a mídia e pedem o aprofundamento das investigações contra o PT, os tucanos demonstram estar incomodados porque a PF pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que mantenha as investigações sobre o envolvimento de Anastasia no esquema de propinas da Lava Jato. Segundo o doleiro Alberto Youssef o tucano teria recebido dinheiro de um emissário, o ex-policial federal Jayme Alves, o Careca.

De acordo com a apuração da PF, entre os documentos enviados para o STF para justificar a continuidade das investigações estão imagens feitas pelas câmeras da casa onde o tucano teria se encontrado com Careca. O imóvel pertencente a Tânia Guimarães Campos, prima de Aécio.

Um ex-aliado de Aécio, que já frequentou o local, diz que a casa possui muitas câmeras, que poderiam ter flagrado o encontro. Segundo ele, a fonte da informação da PF é uma mulher que trabalhava na segurança do imóvel e que tomou a iniciativa de enviar diretamente ao Planalto um email com a reprodução de alguns quadros da imagem gravados pelo circuito interno. Estas fotos estariam com a PF, que já as teria enviado ao STF com o pedido de continuação da investigação sobre Anastasia.