Fortaleza: Paulo Henrique Amorim debaterá o papel da mídia no Brasil

A Fundação Maurício Grabois em parceria com o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e a Assembleia Legislativa do Ceará realizam, no dia 18 de setembro, em Fortaleza, o debate “Os desafios atuais da democracia no Brasil e o papel da mídia hegemônica”. O jornalista Paulo Henrique Amorim, autor do blog Conversa Afiada, é o convidado do encontro aberto ao público.

Segundo Inácio Carvalho, representante do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé no Ceará, a iniciativa visa travar um debate sobre a mídia e seu papel nessa conjuntura pela qual o país vive. “A mídia faz parte desse consórcio oposicionista, que tem movimentado e insuflado a população a ter atitudes intolerantes e até agressivas contra o atual governo. Por isso queremos questionar qual o papel dos meios de comunicação. Por outro lado, também temos a mobilização de forças progressistas e democráticas que não querem o retrocesso”, ressalta.

Carvalho destaca ainda que a presença de Paulo Henrique Amorim enriquece ainda mais o debate. “É um privilégio a presença dele, porque além de ser um jornalista respeitado no Brasil, na América Latina e em vários outros países, ele é um profundo conhecedor da imprensa, por ter atuado em vários meios de comunicação, inclusive como correspondente no exterior. Sua participação certamente irá contribuir de forma fundamental com o tema”.

Benedito Bizerril, coordenador da Fundação Maurício Grabois no Ceará, reforça a importância do debate neste momento pelo qual o país vive. “Vivemos num cenário onde há na sociedade um permanente debate sobre o papel que a mídia hegemônica vem tendo, assumido seu lado de oposição ao governo. O questionamento é: quem tem o controle da informação pode assumir de forma passional, e muitas vezes nada honesta, a veiculação das notícias?”. Para Bizerril, diante da crise acentuada, a mídia se une às forças conservadoras e “passa a levantar um posicionamento golpista”. “Discutir a mídia hoje é discutir os rumos da democracia no Brasil, que está em jogo”, acrescenta.

Saiba mais

Além do debate, Paulo Henrique Amorim também lançará, em Fortaleza, seu novo livro: O Quarto Poder – Uma outra história (Ed. Hedra). Nele, o jornalista reconta a história dos meios de comunicação no Brasil a partir de suas experiências pessoais. Passando pelo período Vargas, pelo nascimento e ascensão da Rede Globo na ditadura militar e por diversos episódios envolvendo personagens da política e dos impérios midiáticos do país, o jornalista escancara os bastidores do poder e desnuda a mídia hegemônica e seus interesses.

Serviço

Debate: “Os desafios atuais da democracia no Brasil e o papel da mídia hegemônica”
Convidado: Paulo Henrique Amorim (jornalista e blogueiro)
Data: sexta-feira (18/09)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório João Frederico (Anexo da Assembleia Legislativa do Ceará)

De Fortaleza,
Carolina Campos