Die Linke critica novamente os EUA pela crise migratória

Em uma entrevista para a agência russa de notícias Sputnik, a parlamentar Sahra Wagenknecht, do Die Linke (A Esquerda), voltou a afirmar que a política externa dos EUA no Oriente Médio, na última década, levou à crise migratória que a Europa vive nos últimos meses.

Sahra Wagenknecht

Sahra, jornalista e doutora em economia, disse que “A crise migratória atual é o resultado da política pela qual os EUA, apoiados por seus aliados europeus, são responsáveis”. Ela já havia feito críticas em documento lido no parlamento alemão (Bundestag) que foram reproduzidas recentemente no Portal Vermelho.

Segundo Sahra, “as guerras sanguinárias” provocadas pelos EUA tornaram o Oriente Médio na “terra de medo e destruição”. Ela também afirmou que centenas de milhares de migrantes são deportados do seu país para a Europa.

Desde o início de 2015 à União Europeia chegaram mais de 350 mil refugiados, e o número cresce diariamente. A Comissão Europeia divulgou que a crise atual mundial é a maior desde tempos da Segunda Guerra Mundial.

A Organização das Nações Unidas divulgou recentemente estimativas de que cerca de 850 mil refugiados do Oriente Médio chegarão à Europa procurando asilo nos próximos dois anos. Os ministros do Interior dos países-membros da União Europeia deverão discutir o tema de distribuição dos refugiados sírios em 14 de setembro.

O Departamento de Estado norte-americano declarou no mês passado que o país planeja aceitar um máximo de 8 mil refugiados sírios em setembro-outubro de 2016.

Vale recordar que a Turquia abrigava, desde 2013, cerca de 2 milhões de refugiados, enquanto o Líbano mais de um milhão e a Jordânia mais de 300 mil. Arábia, Catar e Emirados proibiram a entrada de qualquer refugiado.