Aplicativo mapeia falta d'água em São Paulo

Recém lançado, o aplicativo “Tá Faltando Água” – rede social de mobilização e conscientização que está mapeando a falta de água na região metropolitana de São Paulo – recebeu mais de uma notificação por minuto, nas primeiras 24 horas de funcionamento. A ferramenta foi inaugurada na última quinta (10) e, no dia seguinte, já havia registrado mais de 1270 denúncias de desabastecimento. Esse número não considera sobreposições, ou seja, quando há mais de uma notificação no mesmo endereço.

Aplicativo mapeia falta d'água

Divulgado pela Aliança Pela Água – rede que reúne mais de 60 entidades entre ONGs, especialistas e movimentos sociais -, o aplicativo usa sistemas de geolocalização do celular ou o CEP do imóvel atingido, permitindo às pessoas que registrem a falta d’água em seu imóvel. Assim como no aplicativo de trânsito “Waze”, é possível ver a incidência de falta d’agua em tempo real em toda a cidade.

Estão disponíveis duas versões do mesmo aplicativo: uma na internet, desenvolvido pelo Instituto Sócio Ambiental (ISA), para acesso via navegador, e outro para celulares, com sistema operacional Android e iOS (a partir de 25 de setembro), desenvolvido por voluntários da empresa Autbank.

Parte da campanha “Tá Faltando Água”, o aplicativo permitirá a produção de relatórios detalhados sobre a situação, divulgados periodicamente no site Sala de Crise (www.saladecrise.com.br), da Aliança Pela Água, em formato de relatório e base de dados aberta para análises independentes.

“Os relatórios criados a partir da notificações do aplicativo podem servir como elemento de prova para adoção de medidas judiciais pertinentes”, afirmou Ricardo Manuel Castro, promotor de Justiça do Estado de São Paulo. “Mais do que apenas chamar atenção para o tamanho da crise dentro da casa das pessoas, o aplicativo permite que as pessoas percebam a dimensão da falta d’agua em seus bairros e possam se conscientizar e mobilizar”, explica Marussia Whately, coordenadora da Aliança.

De acordo com reportagem da Rádio Brasil Atual, publicada abaixo, o número de reclamações por falta de água feitas à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) mais do que triplicou nas regiões da Sé (centro), Ipiranga (zona sul) e São Mateus (zona leste) entre janeiro e julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2014.

Em outras três regiões – Jardins (zona oeste), Vila Mariana (zona sul) e Freguesia do Ó (zona norte) -, a quantidade de queixas mais do que dobrou. Em toda a cidade, o número de reclamações no acumulado de janeiro a julho aumentou 50%. Os dados são da própria Sabesp e foram divulgados no site Fiquem Sabendo. A Sabesp informou por meio de nota enviada por sua assessoria de imprensa que o aumento no número de reclamações “era previsível” em virtude da “redução da produção de água” em 27% desde o início da crise hídrica (no início de 2014).

Confira abaixo a reportagem da Rádio Brasil Atual, produzida antes do lançamento do aplicativo "Tá Faltando Água”.