O assassinato de Allende e o golpe de Estado no Chile em 4 filmes

Sem dúvidas a data 11 de setembro é marcante para o mundo, e principalmente para o povo da América Latina. Muito antes do episódio norte-americano, em 2001, o Chile sofria um golpe, em 1973, que estabeleceria no país uma das mais sanguinárias ditaduras militares do continente. Em 11 de setembro de 1973 o então presidente, Salvador Allende, é assassinado e o general Augusto Pinochet assume o poder. Prosa, Poesia e Arte traz uma seleção de quatro filmes que abordam o período.

Por Mariana Serafini

Filme Allende en su labirento - Divulgação

O processo político que levou Salvador Allende ao poder rendeu uma série de obras no cinema, na música e na literatura. Durante três anos, de 1970 a 1973, o povo chileno teve suas esperanças renovadas com um governo que deu prioridade aos pobres e aos menos abastados colocando em prática políticas sociais de inclusão. Allende assumiu a presidência com grande apoio popular, no entanto, a estrutura do Estado não mudou o suficiente e em pouco tempo um golpe foi articulado pela direita do país com o apoio imperialista.

Chove sobre Santiago, o filme do cineasta chileno Helvio Soto recebeu o mesmo nome da operação arquitetada pelas forças reacionárias do Chile que culminou no golpe de Estado. Foram estas mesmas forças responsáveis por articular, mais tarde, a operação Condor, que integrou também as ditaduras do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Soto produziu a obra durante seu exílio na Bulgária, em 1975. Com áudio original em francês, o filme resgata os anos de Unidade Popular e o dia do golpe com muitos detalhes violentos. A cena do Estádio Nacional transformado em um grande campo para deter os presos políticos e praticar as mais inescrupulosas torturas é emblemática. O último discurso que Allende fez já com o palácio La Moneda cercado por tanques e sendo bombardeado também aparece na película.

A Batalha do Chile traz uma realidade tão absurda que parece até ficção. Considerado um dos melhores e mais completos documentários latino-americanos, a obra dividida em três episódios (A insurreição da burguesia, O golpe militar e O poder popular), é um recorte detalhado da sociedade chilena desde as vésperas da eleição presidencial até as consequências do golpe.


Momento em que oficiais começama cercar o palácio La Moneda


A produção que levou pouco mais de seis anos para ficar pronta consiste em mostrar com imagens e entrevistas a movimentação política e social. Os cinegrafistas percorreram as ruas de Santiago e conversaram com as pessoas de direita e de esquerda. O comportamento agressivo e as opiniões rasas da elite da época podem ser facilmente comparados ao que vemos hoje no Brasil.

O documentário é extremamente realista e mostra a efervescência política como nenhum outro fez. O trabalho ousado e o comprometimento com a informação levou os cinegrafistas até as últimas consequências. O fotógrafo e câmera argentino que participava da produção, Leonardo Hernichsen, foi assassinado por um oficial durante o golpe. A cena da câmera caindo, e a mensagem de que um novo cinegrafista assumiria a função a partir deste momento são extremamente fortes e mostram até que ponto o diretor, Patrício Guzman, estava disposto a trazer à tona a realidade chilena.

Machuca, o filme de Andrès Woods produzido em 2004, retrata com um olhar sensível a amizade de duas crianças que estudam no tradicional Colégio Saint Patrick, em Santiago. Gonzalo Infante e Pedro Machuca se conhecem na sala de aula, o primeiro pertence a uma família abastada e vive num bairro nobre da cidade, enquanto o segundo é bolsista e divide uma pequena casa com sua família em uma das periferias emolduradas pelos Andes.


 
O plano de fundo desta amizade que nos permite refletir sobre a luta de classes é a turbulência politica e a desestabilização que levam o país a sofrer um golpe de estado. O terrorismo econômico, a escassez de alimentos e produtos básicos, manifestações, boicotes e os confrontos cada dia mais violentos permeiam a relação entre os dois garotos. 

O último título apresentado por Prosa, Poesia e Arte ainda não chegou ao Brasil. Allende en su Labirento (Allende em seu labirinto, em tradução livre) estreou nos cinemas chilenos no começo de abril deste ano. A obra do diretor Miguel Littín mostra com detalhes as últimas horas de vida de Salvador Allende.

Littin era amigo do presidente chileno e questiona a versão de que este teria se suicidado dentro do La Moneda minutos antes da invasão dos oficiais golpistas. A produção grandiosa mostra Santiago em guerra sob a ótica de Quintín, um jovem detetive em seu primeiro dia de trabalho dentro do palácio do governo.

Inúmeras outras obras se propuseram a contar este episódio sombrio da história da América Latina, mas estas quatro dão conta de um recorte importante por diversos ângulos. Desde A Batalha do Chile, extremamente factual e realista, até Machuca, sensível e impactante. Os quatro filmes podem ser facilmente encontrados em locadoras, sites de vídeo sob demanda e lojas especializadas.

Assista aos trailers:

Chove sobre Santiago

A Batalha do Chile (completo)

Machuca 

Allende en su Laberinto