Sindsaúde denuncia superlotação no Hospital César Cals

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) flagrou três bebês compartilhando o mesmo berço. O problema, já denunciado pelo sindicato em julho passado, persiste com mais agravamentos.

O flagrante foi feito na manhã da última segunda-feira (14/09). A sala de parto com capacidade para receber dez pacientes estava com 21 mulheres, comprometendo a qualidade do atendimento, sobrecarregando os profissionais e aumentando o risco de infecções para mães e bebês.

No berçário, uma cena que os profissionais já se acostumaram a ver, mas que choca quem não vive esta rotina: três recém-nascidos, filhos de diferentes mães, compartilham o mesmo berço. A situação desrespeita regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determina desde o uso individualizado dos equipamentos a até mesmo uma distância mínima entre berços ou incubadoras.

No dia 28 de julho passado, o Sindsaúde, durante ato em frente ao hospital, denunciou a superlotação na unidade, que atendia cerca de 30 mulheres na sala de parto, que tem capacidade para atender dez pacientes. Muitas mulheres eram atendidas em macas no chão, sem as mínimas condições de higiene. Profissionais e acompanhantes denunciaram ainda a falta de água para o banho das pacientes e o total descaso da gestão.

Fonte: Sindsaúde