Projeto do deputado Wadson é aprovado na Comissão de Educação

A Comissão de Educação, da Câmara Federal, aprovou nesta quarta-feira (16), projeto de lei que obriga os estudantes da área médica que concluírem a graduação em instituições públicas de ensino ou em qualquer instituição custeada por recursos públicos a prestarem serviços remunerados em comunidades carentes.

A proposta contempla o Projeto de Lei 937/2015 apresentado pelo deputado federal Wadson Ribeiro, que estabelece que estudantes que ingressaram nos curso de medicina com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) após formados prestem dois anos de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o deputado Wadson, além de estimular a formação de médicos no Brasil, o projeto oferece uma contrapartida social. “É justo que estudantes carentes que tiveram a oportunidade de se formar com o financiamento do poder público, depois de formados, prestem serviço em regiões carentes que sofrem com a defasagem de profissionais da área”.

O PL 937/2015 está apensado a outros projetos que também estabelecem a contrapartida social para uma série de profissionais da área da saúde, como dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. “Esperamos que agora que o projeto siga para o plenário e que, após aprovado, seja mais um alento nesse enfrentamento que o Brasil faz para consolidar ainda mais o SUS e oferecer uma saúde pública de qualidade.”