Campanha contra violência sexual é lançada em São Paulo

Somente 10% dos casos de violência sexual e estupros são denunciados no país, informou a Plan Internacional Brasil, uma organização humanitária pelos direitos da criança e do adolescente, durante o lançamento da campanha “Quanto Custa a Violência Sexual contra Meninas?”, nesta quarta-feira (16) na capital paulista.

violência sexual - Reprodução

“Em 2013, tivemos mais de 50 mil casos denunciados [no país]”, afirmou a especialista de gênero da entidade, Viviane Santiago. A estimativa, segundo ela, é que mais de 500 mil mulheres tenham sofrido violência sexual. A campanha tem o objetivo não só de mostrar, por meio de dados, que esses crimes ocorrem, mas também quebrar o tabu envolvido na questão e interromper o silêncio, que atrapalha as vítimas na hora de denunciar.

A coordenadora adjunta de Políticas para Crianças e Adolescentes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Kátia Cristina dos Reis, disse que é importante transmitir a crianças e adolescentes informações sobre a violência sexual e os mecanismos de denúncia. Ela lembra que existem leis que tratam da questão, mas que há impunidade. “Temos legislação que protege crianças e adolescentes, legislação que pune a violência sexual, mas temos que avançar na responsabilização”, acrescentou.

“Estamos vivendo um retrocesso”, disse Viviane ao se referir à retirada da discussão de equidade de gênero dos planos de educação de estados e municípios. Segundo ela, pensar o gênero dentro da perspectiva da educação é pensar em desconstruir a desigualdade que ainda existe na sociedade. “Fazer o enfrentamento [à violência sexual] é modificar a maneira como ensinamos meninos e meninas”, acrescentou.