Celac realça em Cuba valorização da diversidade cultural

Representantes dos 33 países da Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac) debatem neste sábado (19) em Cuba a respeito da diversidade das expressões culturais como importante aspecto do desenvolvimento sustentável.

Bandeiras da Celac, em reunião interministerial em Havana

A 3ª Reunião de Ministros de Cultura da Celac, inaugurada na sexta-feira (18) no Palácio de Convenções de Havana, propicia debates entre ministros, embaixadores, coordenadores e outros servidores em torno do papel da cultura na região.

Durante a jornada deste sábado, os participantes revisarão projetos de interesse comum dentro da área geográfica como uma Escola Regional de Artes, e examinarão novas propostas.

Também, designarão um grupo de ações por países encaminhadas a proteger a cultura, o patrimônio e as identidades, e adotarão uma declaração final.

"Quando mencionamos identidades temos que ter cuidado de não falar de uma forma de soberania excludente e muito menos de nacionalismos chauvinistas", advertiu o ministro de Cultura do Equador e presidente pró tempore da Celac, Guillaume Long, durante a sessão inaugural do evento.

O grande esforço é compreender que a melhor maneira de conseguir soberania é através da diversidade, apontou.

Long advertiu sobre o perigo da ausência de diversidade em um momento que o mercado tende a estabelecer uma estética hegemônica e convidou a refleção sobre isto com vistas a gerar oportunidades que permitam à diversidade prosperar.

Outros dois temas que considerou inevitáveis no presente encontro são a luta contra o tráfico de bens patrimoniais e culturais e o aproveitamento das novas tecnologias e de internet para a cultura, com um enfoque no respeito aos direitos da cada povo. Frente as indústrias culturais das grandes potências resulta importante propor respostas desde a Celac, estabelecer uma posição conjunta em matéria de cultura na América Latina e o Caribe, e trabalhar para uma maior integração, enfatizou o ministro.

Fonte: Prensa Latina