Crise entre Reino Unido e União Europeia provoca reunião em Londres

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, apresenta nesta terça-feira (22) ao presidente francês, François Hollande, suas propostas para uma reforma efetiva da União Europeia (UE) e a crise migratoria.

David Cameron e François Hollande

Cameron recebe Hollande em sua residência campestre de Chequer, nas proximidades de Londres, de acordo com um comunicado do escritório executivo de Downing Street.

O chefe de governo britânico anunciou em janeiro de 2013 a possibilidade de realizar um referendo antes de meados de 2017 sobre a saída ou permanência do Reino Unido na UE, algo que preocupa esse bloco regional.

Downing Street também informou sobre uma reunião de ontem de Cameron com o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, quem apoiou as propostas de reforma e se pronunciou por uma UE flexível, com mais prerrogativas para os estados em matéria de segurança social.

Londres propõe exigências para repatriar seu direito a decidir na esfera de justiça, imigração e segurança social, bem como a liberdade de movimento de pessoas, depois de introduzir limitações aos subsídios para imigrantes comunitários.

O encontro do primeiro-ministro conservador com o mandatário francês também versará sobre a avalanche de imigrantes para a Europa e suas posições na discussão deste tema na quarta-feira (23) em uma reunião extraordinária do Conselho Europeu.

Na segunda-feira (19), Cameron também dialogou por telefone com a chanceler federal alemã, Angela Merkel, quem se pronunciou por uma ajuda aos refugiados em seus países de origem, uma saída política ao conflito sírio e um reforço da fronteira exterior europeia.