Sobral: Seminário debate erradicação da pobreza e avanços sociais

Centenas de pessoas lotaram o Centro de Convenções de Sobral para participar do Seminário ‘As políticas públicas para o desenvolvimento da primeira infância e a erradicação da extrema pobreza’, promovido pela Prefeitura de Sobral na última terça-feira (22). O Seminário contou com palestra do secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tiago Falcão, que falou das políticas públicas que promoveram grandes mudanças no País.

Na abertura do Seminário, a vice-governadora Izolda Cela falou da importância dos cuidados na Primeira Infância. “A criança pequena, nessa fase importante de desenvolvimento, precisa desse olhar articulado e, cada vez mais, estudos mostram o prejuízo de não se investir na primeira infância. Acho muito importante Sobral já estar trabalhando essa questão com as políticas de educação, saúde, assistência social. Nos últimos anos, o Brasil passou por uma mudança de rota com redução das desigualdades, políticas de assistência, mas também políticas que emancipam, como a abertura do ensino superior para as classes populares. Estamos vendo jovens que são os primeiros de suas famílias a ter o direto de entrar na Universidade”, destacou.

Para o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, a erradicação da extrema pobreza e a primeira infância tem sido prioridade. “A nossa gestão tem o objetivo estratégico de superação da extrema pobreza no Município e já avançamos muito, não apenas do ponto de vista financeiro, mas na articulação das políticas públicas para qualificar a vida dessas pessoas. Esses resultados nos motivam, diariamente, a juntarmos as forças para superarmos os problemas ainda existentes e fazer de Sobral um lugar bom para todos viverem”, afirmou.

O secretário Tiago Falcão proferiu palestra com o tema 'A estratégia multidimensional de superação da pobreza no Brasil', na qual apresentou um panorama dos principais avanços sociais do País na última década e elogiou o trabalho realizado em Sobral. “É uma oportunidade única conhecer Sobral, que é tão falada como referência na área da educação, como referência nas políticas de combate a pobreza e pela maneira criativa como tem enfrentado problemas que são nacionais. Começo a entender porque Sobral é referência. Tem o alinhamento de políticas, entender o que o Governo Federal propõe o alinhamento com o Governo Estadual, trabalhar, pensar junto e ser criativo na ponta e ser apaixonado pelo que faz”, avaliou.

O Seminário também contou com a presença do vice-prefeito Carlos Hilton Soares; do secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda; da vereadora Christiane Coelho; da secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, Valdízia Ribeiro; do secretário da Educação de Sobral, Julio Cesar da Costa; da secretária da saúde de Sobral, Mônica Lima, entre outros. O evento faz parte do Ciclo de Seminários iniciado em agosto com a presença do secretário Nacional da Economia Solidária, Paul Singer. O próximo será realizado em outubro com a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar.

Fonte: Blog de Sobral