Amizade Brasil–Irã: grupo parlamentar é reinstalado com sucesso  

Integrado por deputados e senadores, o Grupo de Amizade Brasil – Irã foi reinstalado nesta quinta-feira (24), na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN). O evento contou com a presença de diversos parlamentares, além da presidenta da Comissão, Jô Moraes (PCdoB-MG) e do embaixador iraniano, Mohammad Ali Ghanezadeh.  

Amizade Brasil–Irã: grupo parlamentar é reinstalado com sucesso - Cláudia Guerreiro

“Os grupos de amizade cumprem um papel importante na trajetória de busca pela integração e desenvolvimento de atividades que levem à assinatura de acordos de cooperação”, comentou Jô, acrescentando que “o Irã tem um papel crucial no desenvolvimento da paz no Oriente Médio.”

Ela destacou a assinatura do acordo do Irã com os Estados Unidos sobre a construção de armas nucleares, que teve boa repercussão na comunidade internacional. “O Irã tem procurado saídas para a construção da paz”, frisou.

Participante do evento, o deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), explicou que o objetivo do grupo é articular, no parlamento brasileiro, os inúmeros temas que aproximam os dois países. E lembrou que o Brasil apoiou o desenvolvimento do programa nuclear iraniano para fins pacíficos.

“Desenvolver e facilitar as relações brasileiro-iranianas é o que queremos. É preciso destacar o enorme papel humanitário que o Irã tem tido neste momento delicado por que passa a Síria em relação ao Estado Islâmico”, avalia o parlamentar.

Outro parlamentar presente, deputado Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE), manifestou respeito ao Irã, ressaltando que a relação entre Irã e Brasil é muito importante. “O Irã não é um país. É uma civilização. Durante o meu período de parlamento me empenharei no desenvolvimento das nossas relações”.

Ao final do encontro, o embaixador Ghanezadeh lembrou que a embaixada iraniana, inaugurada pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, foi a primeira a ser instalada em Brasília e anunciou a visita de uma comitiva daquele país nos próximos meses para conhecer os processos agrícolas brasileiros.