Xi Jinping na ONU: "China contribui para o desenvolvimento global"

O presidente chinês, Xi Jinping, em seu discurso na Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento, explicou a visão chinesa sobre os conceitos de desenvolvimento global e iniciativa de cooperação de ganho mútuo para o desenvolvimento internacional, além de ter anunciado a adesão da China à agenda de desenvolvimento pós-2015.

Por Shen Dingli, no Diário do Povo

Xi Jinping discursa na ONU

Xi também falou sobre o solene compromisso de se promover a causa do desenvolvimento global, indicando assim o caminho a ser seguido para se alcançar o desenvolvimento sustentável por todos os países do mundo. Seu discurso chamou a atenção da comunidade internacional.

A visão chinesa sobre o desenvolvimento global é persistir em um desenvolvimento justo, aberto, abrangente e inovador.

Desenvolvimento justo significa buscar um desenvolvimento equitativo, tornando as oportunidades de desenvolvimento mais equitativas. Independentemente do tamanho, todos os países têm direito ao desenvolvimento. Apenas por meio do desenvolvimento comum é que o mundo pode alcançar um desenvolvimento sustentável.

Desenvolvimento aberto significa permitir que os frutos do desenvolvimento beneficiem todas as partes. Na busca pelo desenvolvimento nacional, os países devem procurar se abrir e beneficiar ao máximo os outros, ao invés de só receber e não oferecer nada em contrapartida.

Desenvolvimento abrangente é a busca pelo desenvolvimento integral, de modo que o desenvolvimento tenha uma base mais sólida. Os países devem prestar grande atenção ao desenvolvimento econômico, social e ambiental equilibrados, de modo que o desenvolvimento econômico, a justiça social e o progresso da humanidade avancem juntos.

Desenvolvimento inovador é a promoção da inovação, de modo que o potencial de desenvolvimento seja completamente liberado. Ou seja, é através da inovação do dinamismo, do sistema e das capacidades que serão quebrados todos os tipos de restrições existentes ao desenvolvimento.

As iniciativas da China sobre a cooperação internacional para o desenvolvimento abrangem quatro áreas: capacidade, ambiente, relações e mecanismos.

Capacidade se refere a necessidade de se aumentar a capacidade de desenvolvimento de todos os países. A chave do desenvolvimento de cada país está em si mesmo, e o núcleo é a sua própria capacidade.

Ambiente está ligado a melhora do ambiente internacional focado no desenvolvimento. É necessário não apenas para garantir a segurança e estabilidade regionais, mas também reformar as instituições financeiras internacionais e a distribuição dos recursos das agências multilaterais de desenvolvimento para que os países e regiões menos desenvolvidas possam conseguir mais oportunidades de desenvolvimento.

Sobre as relações, é necessário melhorar as relações de parcerias focadas no desenvolvimento. Os países desenvolvidos devem honrar completamente os seus compromissos para apoiar os países em desenvolvimento. Também, a cooperação entre os países em desenvolvimento deve ser melhorada de forma rápida.

No tocante ao mecanismo, precisa-se aperfeiçoar o mecanismo de coordenação do desenvolvimento. Os países têm de coordenar o desenvolvimento com as políticas macroeconômicas para evitar efeitos colaterais negativos. As organizações regionais devem acelerar o processo de integração para aumentar a competitividade conjunta e a complementaridade das vantagens dos países da região.

A China não só promove o desenvolvimento global por meio de palavras, mas também com ações concretas. Na cúpula para o Desenvolvimento das Nações Unidas, Xi Jinping anunciou ao mundo os cinco compromissos da China ligados a implementação da agenda de desenvolvimento pós- 2015, incluindo (1) o estabelecimento do fundo de apoio ao desenvolvimento Sul-Sul – (2) a primeira parte de fundo vai fornecer US$ 2 bilhões para aumentar o investimento em países menos desenvolvidos e se esforçar para chegar a US$12 bilhões em 2030, (3) isentando parte da dívida dos países menos desenvolvidos e alguns países em desenvolvimento -, (4) a criação de um centro internacional de pesquisas sobre o desenvolvimento, e (5) a iniciativa da criação de uma rede de dados na internet sobre questões ligadas a energia .

A China, por meio dos seus sinceros esforços e dedicação, está em rápida ascensão, injetando forças poderosas no desenvolvimento mundial.

*Reitor adjunto do Instituto de Pesquisa sobre temas Internacionais e professor da Universidade de Fudan.