Fifa bane do futebol ex-vice presidente acusado de corrupção

Um dos homens mais poderosos do futebol mundial nos últimos 30 anos, Jack Warner foi banido do futebol de forma permanente. Nesta terça-feira (29), o Comitê de Ética da Fifa anunciou que o ex-vice-presidente da entidade está proibido de exercer qualquer atividade relacionada ao futebol para sempre.

Jack Warner, de paletó

"Em sua posição de dirigente, ele foi um ator chave em esquemas de recebimento, oferecimento e aceitação de pagamentos ilegais" durante seu período como oficial, ocupando diferentes altos cargos e posições influentes na Fifa e na Concacaf", declarou a Fifa em comunicado.

O dirigente também foi acusado pelo Birô Federal de Investigações (FBI) dos Estados Unidos de ter recebido propinas para votar na definição das sedes das Copas do Mundo de 1998 e 2010.

O afastamento vitalício é mais um golpe recebido pelos cartolas que, por anos, dirigiram o futebol. Warner era o braço-direito de Joseph Blatter na América do Norte até 2011, quando romperam a aliança. Desde então, ele promete "revelar tudo" o que sabe. Em Trinidad e Tobago, seu país, o cartola aguarda ser extraditado para os Estados Unidos.