Investimentos públicos garantem avanço do cinema nacional

O maior programa brasileiro de desenvolvimento do setor audiovisual tem sua continuidade garantida pelo Ministério da Cultura e pela Ancine. Foi lançado nesta quinta-feira (1º), no Rio de Janeiro, o Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 2. O lançamento demonstra a aposta do governo no setor que reúne forte potencial de inovação e criatividade – a partir dos quais a economia ganha competitividade e sustentabilidade. Está previsto o investimento total de R$ 716 milhões no programa.

Damas do Samba - Divulgação

O Programa Brasil de Todas as Telas apresenta ações para a produção e a difusão de filmes e séries, e para abertura e digitalização de cinemas em todo o país. Ele representa um marco na dinâmica do mercado audiovisual e tem consolidado as políticas desenvolvidas ao longo da última década para o setor. Segundo dados da Ancine, entre os destaques relacionados ao programa estão a inauguração anual de mais de 200 salas de cinema, o crescimento das bilheterias do cinema e a mobilização da capacidade técnica e artística nacional.

Histórico

O Programa Brasil de Todas as Telas, lançado em julho de 2014 pela presidenta Dilma Rousseff, foi moldado para atuar na expansão do mercado e na universalização do acesso às obras audiovisuais brasileiras. O programa, uma ampla ação governamental que visa transformar o país em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais, foi formulado pela Ancine, em parceria com o MinC, e com a colaboração do setor audiovisual por meio de seus representantes no Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).