Portugal: Eleição legislativa movimenta comunidade no Brasil

Neste domingo (4) serão realizadas em Portugal eleições legislativas e a comunidade portuguesa no Brasil movimentou-se em torno delas. O engenheiro civil Ildefonso Garcia, de 67 anos e que reside no Brasil há quatro décadas, é canditado pela Coligação Democrática Unitária (CDU), formada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Os Verdes.

Ildefonso Garcia, em seu escritório em São Paulo

Com uma diáspora de mais de 5 milhões de emigrados, Portugal é um dos países que ficaram marcados ao longo do século 20 por uma gigantesca emigração. Cerca de 1,3 milhão de portugueses vivem hoje no Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A Assembleia da Republica, o parlamento português, destina quatro de suas vagas a candidatos eleitos fora do país, por membros da comunidade portuguesa emigrante. Garcia é presidente do Centro Cultural 25 de Abril, membro do conselho consultivo do Consulado de Portugal em São Paulo e é o candidato da CDU fora da Europa.

"A CDU (Coligação Democrática Unitária) me deu a honra de apresentar meu nome na lista de candidatos, representando um eleitorado de mais de dois milhões de portugueses espalhados pelo mundo, desde as Américas, a África, a Oceania a Ásia, Aquém e Além Mar, enfim, representando esses portugueses, trabalhadores, empreendedores e destemidos que não conhecem fronteiras, sempre divulgando a capacidade e a vontade de vencer do povo português", diz Garcia.

Todas as propostas apresentadas pela CDU representam um avanço na defesa e na luta dos interesses dos emigrantes portugueses. Garcia afirma que "a eleição de um deputado pela CDU será o caminho certo para a concretização da luta pelos direitos do emigrante há muito abandonados por um parlamento subserviente e incompetente".

Desses 5 milhões de cidadãos portugueses emigrados, cerca de 2 milhões deles estão fora da Europa e aproximadamente apenas 10% deles são recenseados, ou seja só apenas 10% dos emigrantes têm o direito de exercer o direito básico do voto.

Em São Paulo vivem pouco mais de 25% dos eleitores portugueses no mundo, representando o maior colégio eleitoral fora de Portugal. Ao todo, a cidade conta com 244 mil portugueses inscritos no Consulado, incluindo a região de Santos e o estado de Mato Grosso do Sul. Deste número, 75 mil estão recenseados para as eleições deste ano.

"Isso acontece pelo abandono do atual governo português e dos anteriores aos direitos dos emigrantes. Entre outros desatinos, a falta de incentivo ao recenseamento eleitoral nos consulados e as dificuldades para o exercício básico da democracia quando o cidadão português ainda tem que pagar para poder exercer seu direito" destaca Garcia.

"Os poucos emigrantes com o direito de exercerem seus direitos civis têm que se dirigir aos correios da região em que residem e pagar as tarifas. Ou seja, o emigrante precisa pagar para ter direito de exercer seu direito de escolher seus representantes e sem a certeza que sua decisão seja acolhida pelo prazo imposto".

O candidato da CDU no Brasil apresentou suas propostas em campanha que durou mais de dois meses. Entre elas estão o apoio do governo para a redução dos custos das passagens aéreas a Portugal a todos os emigrantes com mais de 60 anos, a exigência de garantias do governo para assegurar poupanças e aplicações no sistema bancário português, a fim de evitar o que aconteceu atualmente junto ao Banco Espírito Santo em que milhares de emigrantes perderam seu dinheiro e foram vilmente roubados.

Outras propostas também chamam a atenção na candidatura da CDU: Redução dos custos dos serviços consulares e a descentralização desses serviços consulares nas grandes metrópoles, assim como a criação de um fundo financiador de intercâmbio técnico-científico de estudantes luso-brasileiros.