Sessão do Congresso é novamente adiada por falta de quórum 

Pela segunda vez esta semana a sessão do Congresso Nacional marcada para votar os polêmicos vetos do reajuste dos salários dos servidores do Judiciário e dos aposentados do Regime Geral de Previdência foi adiada. O motivo foi o mesmo: falta de quórum. O quórum mínimo exigido é de 257 deputados necessários para o início das votações. Estiveram presentes 223 deputados e 68 senadores. 

Sessão do Congresso é novamente adiada por falta de quórum - Agencia Câmara

A oposição não marcou presença em uma estratégia de derrubar a sessão, e faltou adesão da base: 100% dos deputados do PCdoB e 89% do PT marcaram presença, mas apenas 57% do PMDB, 41% do PP e 27% do PSD estiveram na sessão.

“É evidente que há uma deliberada decisão no sentido de não haver quórum na Câmara dos Deputados. No Senado Federal, temos quórum, a exemplo do que aconteceu ontem”, disse o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pouco antes de encerrar a sessão. Renan chegou a suspender a sessão por meia hora para tentar atingir o quórum, o que não ocorreu.

A sessão era destinada à análise de temas polêmicos, criticadas pelo governo por conta do impacto nos cofres públicos. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem dito repetidas vezes que se os vetos forem derrubados, as contas da União serão impactadas em R$36 bilhões até 2019.