Alckmin ignora questionamento de estudante sobre fechamento de escolas

Uma onda de manifestações surgiu no estado de São Paulo, logo após o governador Geraldo Alckmin declarar que escolas serão fechadas no próximo período. O plano de reestruturação do ensino na rede estadual poderá afetar até 2 milhões de estudantes. A presidenta da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes), Ângela Meyer, questionou o governador nesta quarta-feira (7) sobre a decisão do fechamento das escolas. A resposta do tucano foi o silêncio.

Por Laís Gouveia

Alckmin ignora questionamento de estudante sobre fechamento de escolas - Reprodução/ Facebook

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (8) ao Portal Vermelho, Ângela explica que, por trás dos argumentos de reorganização por conta da ociosidade, está a prática do desmonte da educação pública, ação corriqueira nos últimos 20 anos de gestão tucana no estado.

Segundo Ângela, a rede de ensino foi preparada para receber 6 milhões de estudantes e hoje em dia recebe 4, consequência dos 20 anos de gestão tucana que promove o sucateamento da rede pública. “A reivindicação é que, ao invés de fecharem 30% das escolas, que haja um remanejamento dos estudantes dentro das salas de aula, gerando maior qualidade de aprendizado para o aluno e retirando do professor a demanda de ensinar para turmas com mais de 40 pessoas, em apenas 50 minutos”, afirma.

"Não queremos que nenhuma escola seja fechada"

A presidenta da Upes afirma que a proposta do governo do estado em disponibilizar prédios para a criação de creches e escolas é negativa. “Devemos fortalecer a cada dia mais a rede estadual de ensino, ao invés de enfraquecê-la, transferindo a responsabilidade ao município.”

Ângela considera que o plano de reestruturação do ensino na rede estadual proposto por Alckmin sucateará mais ainda o sistema educacional paulista. “Isso vai mexer com toda a estrutura social. Com os pais dos alunos, por exemplo, que têm uma vivência estabelecida no envolto da comunidade escolar, inclusive, as manifestações estão contando com a participação desses pais. Estamos mobilizando e criando uma série de ações no estado. Essa semana já foram mais de 100 escolas paralisadas”, conclui.

Ângela Meyer indagou Alckmin nesta quarta-feira (7), sobre o fechamento das mais de mil escolas no estado e pediu o comprometimento do governador em não fechar as instituições de ensino. Como mostra o vídeo abaixo, o governador ignorou o questionamento.

 

ALCKMIN CONSTRANGIDO PELOS ESTUDANTES

ALCKMIN SE CONSTRANGE COM ABORDAGEM DE ESTUDANTES Instalada a caça ao Governador do estado de São Paulo! Ontem, a presidenta da UPES foi até o Centro de São Paulo atrás de Geraldo Alckmin na tentativa fazer o Governo do Estado se comprometer com o não fechamento das escolas estaduais.Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo mais uma vez não deu nenhuma resposta às mobilizações que vêm ocorrendo em todo estado de São Paulo contra o projeto de (DES)organização do ensino e o fechamento das escolas estaduais. Vamos em frente! #NãoFecheAMinhaEscola

Posted by UPES SP – União Paulista dos Estudantes Secundaristas on Quinta, 8 de outubro de 2015