Bolívia e Rússia firmam acordo para desenvolver energia nuclear

O governo da Bolívia e a Corporação Nuclear Estatal Russa (Rosatom) firmaram um acordo de cooperação, nesta quinta-feira (8), para o desenvolvimento de energia nuclear para fins de uso civil.

Vladimir Putin e Evo Morales - EFE

O ministro boliviano de Hidrocarbonetos e Energia, Luis Alberto Sánchez, declarou que a empresa russa tem o projeto de instalar um centro de pesquisa nuclear e capacitação pessoal para desenvolver energia nuclear com fins pacíficos, na nação andina. O governo da Bolívia pretende converter o país em um dos maiores produtores de energia da região.

De acordo com Sánchez, o convênio deve acabar até 2025, e o projeto boliviano vai transformar a matriz energética fornecendo eletricidade e tecnologia para combater o câncer, além de impulsionar o desenvolvimento de pesquisas na área de geologia e hidrocarbonetos. O centro será instalado em La Paz e receberá, a princípio, o investimento de 2 bilhões de dólares.

A cooperação russa com a Bolívia iniciou em junho de 2014, depois de uma reunião celebrada no Brasil entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o boliviano, Evo Morales.