CTB fará ações nos aeroportos contra negociado sobre legislado
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) promove nesta quarta-feira (14), nos principais aeroportos, protestos contra emenda que visa introduzir a prevalência do negociado sobre o legislado nas relações de trabalho na Medida Provisória 680, que institui o PPE (Programa de Proteção ao Emprego).
Publicado 13/10/2015 11:14

Segundo os sindicalistas, a proposta privilegia os acordos em detrimento da lei, o que representa o fim da Consolidação das leis do Trabalho (CLT) e enorme prejuízo para os trabalhadores.
Segundo o vice-presidente da Central, Nivaldo Santana, a CTB está mobilizando suas bases nas maiores capitais e também convida outras Centrais para a mobilização. A meta é fazer pressão, com abordagem direta aos deputados e senadores que estiverem embarcando rumo a Brasília.
Nivaldo falou à Agência Sindical sobre o protesto. Ele explicou que a manifestação na quarta fará parte de um conjunto de ações que a CTB está organizando de resistência à proposta. O sindicalista denuncia que a emenda atinge direitos consagrados na CLT e na Constituição.
“Trata-se de mais uma manobra patronal para reduzir direitos, a pretexto de modernizar a legislação vigente”, denunciou. O dirigente da Central advertiu que a aprovação da emenda “acabará em redução de salários e benefícios”. E acrescenta que “também vai transformar em letra morta a CLT e a Constituição, naquilo que ela trouxe de avanços à relação entre capital e trabalho”, diz.
O texto foi aprovado na Comissão Mista que analisou a MP 680 e já foi incluído na Ordem do Dia do plenário, podendo ser colocado em votação esta semana.