Revolução Cidadã: Rafael Correa tem 63,4% de aprovação popular

Apesar das manobras golpistas que tingiram o Equador nos últimos anos, o presidente Rafael Correa registrou este mês 63,4% de aprovação popular, segundo uma pesquisa realizada nas cidades de Quito e Guayaquil, as duas principais do país.

Rafael Correa - Andes

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 4 de outubro e indica que 48,9% dos pesquisados qualificaram como “boa” a gestão de Rafael Correa, e 14,5% como “muito boa”. Enquanto as qualificações negativas somaram 36%.

Há cinco anos, em 30 de setembro de 2010, o presidente que transformou o país com sua Revolução Cidadã, foi sequestrado e sofreu uma tentativa de assassinato em meio a um tiroteio. Depois de horas sob custódia dos golpistas foi resgatado por militares fiéis ao governo.

Correa iniciou a Revolução Cidadã em 2007 e desde então o país tem melhorado os índices de inclusão social e ampliação do acesso dos mais pobres aos serviços básicos como educação e saúde. Um dos grandes logros deste projeto foi a aprovação de uma nova Constituição para o país que contou com apoio popular, mesmo diante de um congresso reacionário, cuja maioria fazia oposição ao governo.

Segundo a Aliança Pais (Pátria Ativa e Soberana), na Revolução Cidadã o objetivo é dar prioridade às pessoas e não ao capital e as ações do governo buscam construir o Estado a serviço das grandes maiorias a fim de consolidar o socialismo do século 21.

Em 2013 o governo conquistou maioria no Congresso e tem buscado fazer reformas importantes na economia, educação, desenvolvimento social, moradia, meio ambiente e saúde. Uma das conquistas mais importantes neste período foi a aprovação da nova Lei de Comunicação, a qual define comunicação como um serviço público sob controle do Estado, que fica responsável por dividir de forma equiparada os direitos para empresas públicas, comunitárias e privadas.

A satisfação popular com os feitos da Revolução Cidadã pode ser medida em números. A mesma pesquisa realizada há dois meses também mostra dados positivos com relação ao governo de Correa: 52,2% dos entrevistados consideraram as ações governamentais “boas” e 12,7% declararam achar “muito boas”. Um dos destaques apontados pela população é que o chefe de Estado tem promovido a justiça social.