Rússia e Coreia Popular criam Casa Comercial Asiática

A Rússia e a Coreia Popular pretendem criar uma nova estrutura econômica – a Casa Comercial Asiática, que permitiria aos países facilitar e aumentar as trocas comerciais, segundo divulgou o lado russo nesta quarta-feira (14).

Edifícios habitacionais em Pyongyang

A proposta sobre a criação da nova estrutura foi publicada no site oficial do Ministério russo de Desenvolvimento do Extremo Oriente. As questões de cooperação econômica foram discutidas em Pyongyang pelo ministro russo Aleksandr Galuchka e pelo ministro coreano do Comércio Exterior Ri Ryong Nam.

As partes realçaram o progresso obtido em um vasto leque das questões de cooperação econômica bilateral, que já haviam sido discutidas no âmbito do Fórum Econômico do Oriente, realizado em setembro na cidade russa de Vladivostok.

Segundo o lado russo, a criação da Casa Comercial Asiática pode ser uma das vias para aperfeiçoar as relações comerciais bilaterais. A nova entidade prevê a harmonização dos mercados comerciais da Rússia e da Coreia Popular, bem como o apoio aos negócios através de bancos parceiros, acreditados para assistir e garantir a circulação de mercadorias nas moedas nacionais dos dois países.

Como resultado das negociações, as partes concordaram em organizar a criação da Casa Comercial Asiática e realizar os primeiros negócios de teste até o final do ano corrente.

Na publicação oficial, o ministério russo divulgou que a criação da nova entidade permitirá excluir terceiras partes nas operações comerciais:

“A abertura de contas por empresas norte-coreanas em bancos da Federação da Rússia permitirá que os pagamentos se tornem mais eficazes e seguros, sem a participação de terceiros países nestas operações.”

Segundo Galuchka, a redução da mediação de outros países permitirá não só baixar os preços das mercadorias, mas também aumentar o controle da qualidade dos fornecimentos.

Cabe lembrar que, em 4 de Fevereiro, foi criado o Conselho de Negócios e Cooperação Econômico-Comercial com a Coreia Popular. O alvo mais importante da organização é ajudar as empresas russas na procura de parceiros norte-coreanos.

O intercâmbio comercial entre as partes em 2014 foi de US$ 92,3 milhões de dólares e, até 2020, a Rússia e a Coreia Popular planejam aumentá-lo até US$ 1 bilhão.

Fonte: Agência Sputnik