Direita lidera intenção de voto para eleições na França

O partido Os Republicanos, de direita e comandado por Nicolás Sarkozy, encontra-se nesta segunda-feira (19) no topo da lista de intenção de votos para o primeiro turno das próximas eleições regionais na França.

Nicolas Sarkozy - AFP

A organização e seus aliados têm no momento 30% de intenção de voto. Atrás dela está a extrema-direita da Frente Nacional (FN), com 26% e o centrista Partido Socialista (PS) com 23% e na situação. A pesquisa foi feita pela Elabe e realizado para alguns meios de imprensa franceses.

Na opinião de especialistas, tais eleições – as últimos antes das presidenciais de 2017 – constituirão uma prova de fogo porque terão lugar depois das eleições departamentais de fins de março passado, que resultaram em um novo revés para o governo.

A aliança entre a conservadora União por um Movimento Popular (que mudou de nome para Os Republicanos, após inúmeros casos de corrupção, tal qual o antigo PFL brasileiro, que mudou o nome para Dem), e a União de Democratas e Independentes, ganhou 66 departamentos dos 101 do país. O PS, que administrava 61 desses departamentos, perdeu 25.

A FN obteve 21% dos votos, sem conquistar nenhum departamento. Dessa forma, o PS acumula várias derrotas eleitorais consecutivas nos últimos meses: nas municipais, europeias, parciais ao Senado e departamentais.

O partido no governo realiza este fim de semana um referendo para saber se as pessoas apoiam a "unidade da esquerda" nas eleições regionais.

A dois meses da realização das eleições, o primeiro secretário do PS, Jean- Christophe Cambadélis, propôs a realização dessa consulta para, segundo disse, aglutinar a esquerda.

As pessoas podem votar em um dos 2.500 pontos habilitados no país ou por meio da Internet em um lugar disponível para isso. A consulta acontece em um momento em que o Executivo tem baixos níveis de popularidade.

Fonte: Prensa Latina