Eleições na Argentina: Daniel Scioli luta para vencer no 1º turno

Com apenas quatro dias para fazer campanha, o candidato à presidência da Argentina apoiado por Cristina Kirchner, Daniel Scioli, intensifica os atos em diversas regiões do país a fim de encerrar a disputa já no primeiro turno. Diferente do Brasil, na Argentina o candidato precisa atingir 45% dos votos válidos ou 40% com diferença de 10% do segundo colocado para ser eleito na primeira votação.

Daniel Scioli - Divulgação / Campanha

Segundo a equipe de campanha de Scioli, ele entra na reta final com a mesma dedicação que teve até agora. Em comunicado afirma que “não é de sua natureza as mudanças abruptas, portanto isso não vai começar a acontecer a uma semana das eleições”.

Uma pesquisa divulgada neste final de semana pelo jornal Página/12 mostra que Scioli tem chances de levar o pleito no primeiro turno porque atingiu 41% das intensões de voto e abre 10% de vantagem sobre o segundo colocado, Maurício Macri, da chapa opositora Cambiemos, que tem 28%. Em terceiro lugar estaria o deputado Sergio Massa, também da oposição de direita, da Frente Renovadora, com cerca de 23% das intensões dos eleitores.

Analistas apontam que as duas principais forças opositoras buscam não polarizar o tom da campanha, de modo a justificar a união caso as eleições sejam levadas ao segundo turno, mas o fazem com cuidado para não adquirir, aos olhos do eleitor, a postura de “segundo colocado”. Desta forma, o candidato da Cambiemos, Maurício Macri, busca atacar Scioli durante sua campanha e ignora a existência de Sergio Massa, da Frente Renovadora.

Enquanto isso, Scioli corre contra o tempo para “conversar” com os eleitores de todas as regiões da Argentina. Nesta última semana ele tem contado com apoio dos governadores de seu partido que se encarregaram de intensificar a campanha em suas províncias, além de oba parte de sua equipe que o representa em atos políticos.

Até quinta-feira (22), último dia permitido para se fazer campanha, porque as eleições acontecem no domingo (25), Scioli pretende visitar La Plata, Quilmes, Paraná, Entre Ríos e Santa Fé. Segundo sua equipe, ele está participando de até quatro grandes atos de campanha por dia, além de fazer muitas inserções em TV’s e rádios.

O ato final de campanha será realizado em um parque privado em Buenos Aires com capacidade para pouco mais de 9 mil pessoas. A expectativa é que todos os futuros ministros de Scioli participem.