Senadora defende trato das crianças sob ótica da cultura de paz 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que participou da abertura da 8ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, aberta nesta terça-feira (20), no Senado, declarou que “enquanto muitos parlamentares defendem a diminuição da maioridade penal, nós achamos importante discutir a primeira infância sob a ótica da cultura de paz. Nosso objetivo maior é construir uma sociedade melhor para o futuro, mais saudável e com mais solidariedade, pouco praticado no mundo atual.” 

Senadora defende trato das crianças sob ótica da cultura de paz - Marcelo Favaretti

A senadora, que é também procuradora da Mulher no Senado, disse que gostaria que este plenário estivesse com maior número de homens para que a luta em defesa das crianças não fosse uma atividade restrita às mulheres. E fez uma homenagem aos meninos e meninas do Brasil e do mundo inteiro que sofrem por razões diferentes, por falta de educação, sem família, por violência ou pela ausência de uma pátria onde possa viver, citando o caso do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, encontrado morto em uma praia da Turquia, durante a tentativa da família de chegar ao Canadá.

Os demais oradores elogiaram a iniciativa do debate sobre as questões ligadas à primeira infância. As senadoras destacaram a importância de aprovação do Marco Legal da Primeira Infância, que tramita no Congresso.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu a aprovação do projeto, destacando que “cuidando das crianças hoje é possível mudar a sociedade de amanhã”, fazendo coro a todos que se manifestaram preocupados em buscar solução para as questões que comprometem o desenvolvimento pleno das crianças.

Para a representante do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), após conquistar a vitória na luta pela redução da mortalidade infantil, tendo alcançado em 2012 a Meta  Quatro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o desafio do Brasil – dos governos e da sociedade – é o de garantir o desenvolvimento pleno das crianças.