Produção de petróleo chegará a 3,6 milhões de barris por dia em 2020

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) reduziu sua estimativa de produção de petróleo no país em 2020 para 3,6 milhões de barris por dia. A informação foi dada nesta quinta (22) pelo diretor José Gutman. A previsão anterior da ANP era de 5 milhões de barris/dia. Apesar do corte expressivo nas projeções, os números indicam uma trajetória ascendente.

O petróleo pode ajudar na saída da crise

Mesmo com esse cenário de preço baixo dos grandes produtores, o Brasil talvez seja o único, ou um dos poucos, que ainda vai ter crescimento de produção", disse Gutman, após participar de evento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. "Poderia ser melhor, mas o cenário ainda é de crescimento de produção", afirmou.

Hoje, a produção nacional é de 2,5 milhões de barris por dia. As projeções, segundo o diretor, foram revisadas para baixo pelo órgão regulador a fim de se ajustarem à nova realidade do mercado.

No evento desta quinta, Gutman defendeu a atuação da agência, dizendo que há hoje no país uma "multiplicidade" de empresas de exploração e produção, o que só foi possível com a realização de leilões de áreas exploratórias.