PCdoB-CE alerta sobre reta final do prazo para Conferências Municipais

Segundo as normas do Partido, os Comitês Municipais que ainda não marcaram a data de suas Conferências têm somente até a próxima quinta-feira (29/10) para baixar o Edital e confirmar a realização de seus encontros. O limite é devido ao prazo para a confirmação ter que ser confirmado com 10 dias de antecedência para a data da Conferência, que este ano só poderão acontecer até o dia 8 de novembro.

Abel Rodrigues, secretário estadual de organização do PCdoB-CE, alerta que os atuais Comitês Municipais têm validade até o dia 8 de novembro. “Caso as Conferências Municipais não sejam feitas até lá, inclusive com a eleição das novas direções municipais do Partido, o PCdoB local ficará inativo, sem direção, o que significa que não terá senha para entrar no sistema do TRE, além de outras consequências já que o Partido não existirá, tornando sem validade qualquer ato que execute. Isso pode trazer problemas no período eleitoral, pois a direção municipal não estará legalizada”, reforça.

O dirigente comunista avalia de forma positiva o processo de Conferências Municipais que movimenta toda a estrutura partidária do PCdoB. “Trata-se de um momento importante, principalmente diante do cenário político que estamos vivendo. A crise do sistema capitalista, que se intensificou nos últimos meses, traz também consequências na política. A ofensiva das forças conservadoras tem foco principalmente nos partidos de esquerda e o PCdoB também está neste fogo cruzado. Por isso as Conferências, ao debater este cenário, armam os filiados do Partido para enfrentar o debate político e principalmente para o enfrentamento da direita”.

Rodrigues considera que, mesmo diante da crise, o PCdoB tem conseguido se fortalecer. “A resposta do Partido tem sido positiva, inclusive várias lideranças destacadas, pessoas que conhecem e identificam com o PCdoB, de coerente trajetória e rica história, se aproximaram e se filiaram. Apesar dos investimentos da direita contra os partidos de esquerda, estamos construindo uma imagem propositiva, fazendo política com seriedade. Isso cria melhores condições, dentre outras questões, para o nosso fortalecimento tanto no embate político quanto na luta de ideias. Em 2016 estaremos ainda mais fortalecidos para disputar as eleições em vários municípios, com boas chances de construir candidaturas viáveis no conjunto do Estado”, projeta.

Saiba mais

O PCdoB-CE tem cerca de 150 Comitês Municipais, entre os permanentes e os provisórios.

Até o último final de semana já foram realizadas 63 Conferências Municipais, reunindo cerca de 2 mil filiados.

Já estão confirmadas para os dois próximos finais de semana a realização de mais 63 Conferências Municipais.

No próximo final de semana serão realizadas 32 Conferências Municipais, dentre elas as de Paracuru, Maracanaú, Caucaia, Cascavel, Pacatuba, 6 na Região do Caririr, 3 na Região de Sobral, 5 na Região da Ibiapaba além de plenárias finais nas Regiões de Iguatu, de Crateús, de Baturite e de Itapipoca.

No final de semana seguinte, o último para a realização das Conferências Municipais, também já estão confirmadas plenárias finais em 32 cidades, dentre elas as de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, dentre outras.

No total, a expectativa é reunir mais de 4,5 mil filiados, o que representará cerca de 300 delegados dos municípios que participarão da Conferência Estadual do PCdoB-CE, confirmada para os dias 28 e 29 de novembro, no auditório da Faculdade de Direito, em Fortaleza.

De Fortaleza,
Carolina Campos