Vídeos mostram mais um ato de violência racial nos Estados Unidos

Autoridades da Carolina do Sul investigam um incidente captado por dois vídeos que mostra um policial branco atuando com violência contra uma estudante negra em Columbia.

Policial Ben Fields derruba estudante de carteira escolar em Richmond, nos EUA

Segundo as imagens, o agente Ben Fields tomou pelo pescoço à jovem, rodopiando-a para trás e a seguir arrastou-a e lançou-a ao solo.

O incidente foi reportado por agências de notícias nacionais e rapidamente tomou as redes sociais na segunda-feira (27) à noite, o que desatou uma nova rodada de debate sobre como os policiais tratam os negros.

Segundo disse Leon Lott, xerife do condado de Richland, a um canal de televisão da Carolina do Sul, o oficial foi atender a uma chamada, que denunciava um suposto estudante "perturbando a ordem" e que se negava a abandonar a classe em Spring Valley High School.

Nessa escola estudam 2 mil estudantes, 52% negros e 30% brancos, segundo fontes escolares.

Debbie Hamm, superintendente do Distrito Escolar do Condado de Richland Dos, disse que as autoridades estavam profundamente preocupadas pelo confronto e cooperavam com as autoridades para esclarecer o fato.

Em outro vídeo pode se escutar Fields ameaçando outro estudante de aprisioná-lo.

Victoria Middleton, o diretor executivo da sessão da Carolina do Sul da União Americana de Liberdades Civis, opinou que não há justificativa alguma para tratar um jovem dessa forma, independentemente da razão das ações do oficial, como o uso da força contra jovens que estão sentados em suas classes, algo que considerou indignante.

Fields, segundo relatório divulgados, tem uma longa história de abusos e maltratos contra jovens negros e estudantes, que o acusaram de violar seus direitos civis.

Os fatos da Carolina do Sul coincidem com um editorial do jornal The New York Times que afirma que as gravações de vídeos de policiais abusadores e inclusive assassinos de cidadãos negros desarmados, mudou a forma que o país considera o problema da violência da polícia.

O jornal cita uma investigação própria sobre o tema segundo a qual os policiais fazem mais batidas nos negros que nos brancos.

Por exemplo, acrescenta, a polícia registrou mais duas vezes a automobilistas negros ou seus carros que os brancos, apesar de que os brancos da Carolina do Norte muito mais probabilidades de serem pegos com drogas e armas.