Mártir da “revolução negra” será nome de rua em Campinas

Foi aprovado nesta quarta, dia 28/10, o projeto de lei 145/2015, de autoria do vereador Gustavo Petta (PCdoB), que homenageia o líder negro Diogo Rebolo com o nome de uma rua no Núcleo Residencial Paranapanema.

A iniciativa, segundo Petta, partiu do debate público “Diogo Rebolo e a Senzala Insurgente: Revolução Negra em Campinas”, organizado por seu mandato durante a Semana da Consciência Negra, em 2013. Na ocasião, o historiador Ricardo Pirola falou aos presentes sobre a trajetória do escravizado que liderou um dos maiores planos de insurreição durante o regime escravocrata, em Campinas.

“Trata-se de um herói esquecido, como tantos que vieram das camadas populares e marginalizadas. Caso o plano de Rebolo tivesse dado certo, a história de Campinas poderia ter sido outra. Escravos de quinze fazendas estavam armados e prontos, esperando apenas a ordem do líder para iniciarem a rebelião, mas o plano foi descoberto na noite anterior e os cabeças do movimento foram presos ou mortos”, diz Petta.

Ainda segundo o vereador, o reconhecimento às figuras que deram a vida pela liberdade nunca é tardio. “O tempo passou, mas até hoje vemos casos de opressão e exploração a serem enfrentados. Os homens que lutaram contra isso serão sempre exemplos a serem seguidos pelas gerações futuras. A história de Diogo Rebolo ajuda a contar a história dos negros campineiros, daí a importância de ser resgatada e imortalizada”, afirma.

Conforme informações levantadas pelo historiador Ricardo Pirola e contadas em livro, Diogo Rebolo foi trazido de Angola e, nos engenhos de Campinas, tornou-se líder espiritual e militar de centenas de homens escravizados. Em 1832, traçou e ensaiou um plano de insurreição cujo objetivo era assumir o controle das fazendas pelas armas e exigir a libertação dos negros na cidade. Um delator, no entanto, deu com a língua nos dentes e o plano foi descoberto pelas autoridades da época.

De Campinas,
Com informações da Assessoria de Imprensa do mandato.