Prefeitura anuncia regularização fundiária de 21 núcleos residenciais

O vereador Gustavo Petta (PCdoB) participou na terça da reunião da Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal que analisa os processos de regularização fundiária na cidade de Campinas. A comissão, presidida pelo vereador Cidão Santos, recebeu o Secretário de Relações Institucionais da Prefeitura, Wanderley de Almeida, a Secretaria Municipal de Habitação, Ana Maria Amoroso, o presidente da Habicamp, Welton Curi, e o presidente do Núcleo Residencial do Jardim Itatiaia, Justino Alves de Sena.

camara

Segundo informou o secretário Wandão, a Prefeitura pretende entregar, até o fim deste ano, quase 12 mil títulos de posse de residências que atualmente estão localizadas em áreas irregulares: “O processo é um pouco demorado, pois engloba análises técnicas de muitos setores da Administração Pública, sem falar nas questões jurídicas. Mas o prefeito Jonas Donizette criou um grupo de trabalho para cuidar exclusivamente deste assunto e faremos o possível para solucionar este problema que afeta a milhares de famílias”, disse.

Para Gustavo Petta, trata-se de uma questão urgente: “A regularização dos bairros não pode mais esbarrar na burocracia do poder público. A burocracia prolonga a angústia Campinas cresceu e foi sendo ocupada ao longo das décadas, mas a situação desses moradores continua indefinida. Ter o documento da própria casa é um direito de todos, além de trazer segurança para as famílias”, comentou. O vereador se comprometeu a buscar, junto à comissão, saídas para os problemas de ordem burocrática que atrasam o processo de regularização no Município.

Ao todo 21 núcleos residenciais deverão ser regularizados este ano, segundo a Prefeitura Municipal de Campinas. Entre eles estão Eldorado dos Carajás, Vila Brandina 2 (Brandininha) e Laffayete Álvaro. Petta anunciou que irá acompanhar o desenvolvimento do processo junto aos moradores e cobrar celeridade do poder público para que o prazo de entrega das documentações seja cumprido.

De Campinas
Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador.
Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara