Parada da Diversidade do Ceará protesta contra "Estatuto da Família"

Um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional propõe definir família como núcleo formado apenas por homem, mulher e filhos, excluindo as famílias formadas por casais homoafetivos e todas as outras formações não tradicionais.

Diante disso, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) se une ao movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Ceará na XVI Parada pela Diversidade Sexual do Estado, que traz como tema “Retroceder Jamais – Somos Famílias! Exigimos Estado Laico e Direitos Iguais”.

Neste ano, a passeata da diversidade sexual será um verdadeiro grito coletivo contra o conservador "Estatuto da Família" – Projeto de Lei 6583/13 -, que altera, inclusive, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para proibir a adoção de crianças por casais gays.

Trio Fetamce

A Federação contará com um trio elétrico que abrigará sindicatos de servidores filiados e entidades parceiras do movimento sindical e social, dando visibilidade ação contra a homofobia nas entidades de luta do Ceará.

Durante as atividades da XVI Parada, a Fetamce convida os participantes e apoiadores dos direitos LGBTs a usar a hashtag #SomosFamilias e incentiva a manifestação de famílias compostas por casais homoafetivos – ou qualquer família que fuja do 'padrão' de homem, mulher e filhos – a postarem fotos nas redes sociais segurando o leque da Fetamce. Não esqueça de compartilhar com a gente: www.facebook.com/fetamce.

Dados alarmantes

Para o secretário LGBT da Federação, Rafael Fernandes, o Congresso deveria se preocupar com o a intolerância contra homossexuais, que faz o Brasil liderar o ranking de violência contra LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) no mundo. O país registra uma morte a cada 27 horas. Só em 2014, foram documentadas 326 mortes de gays, travestis e lésbicas no Brasil (a maioria com requintes de crueldade), incluindo 9 suicídios. Um aumento de 4,1 % em relação ao ano anterior.

Serviço

16ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

Tema: “Retroceder Jamais – Somos famílias! Exigimos Estado laico e direitos iguais”

Data: 1º de novembro de 2015, domingo, a partir das 13 horas
Local: Concentração Av. Beira Mar (em frente à barraca do Joca) Saída da concentração às 15h, em direção ao Aterro da Praia de Iracema.

Fonte: Fetamce