PC da China define plano quinquenal com reformas para o crescimento

Durante a 5ª Sessão Plenária do 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), o governo apresentou o 13º Plano Quinquenal da economia do país que aponta as reformas necessárias para manter um crescimento econômico do país.

China - Li Keqiang

De acordo com o primeiro ministro Li Keqiang, as autoridades locais devem empenhar-se no aprofundamento das reformas, ao mesmo tempo em que devem impulsionar a qualidade e a eficiência para conseguir um crescimento sustentável de longo prazo.

Li acentuou a importância de impulsionar uma plataforma transparente e justa para a eficiente atribuição de recursos.

Ele também salientou a necessidade de avançar na inovação e o espírito empreendedor para dar um novo impulso ao crescimento da economia nacional, a qual se expandiu em 6,9% no terceiro trimestre de 2015, o menor nível desde o segundo trimestre de 2009.

No encerramento da reunião do PCCh, foi emitida uma resolução que estabelece como prioridade o desenvolvimento eficiente e de qualidade.

O objetivo é duplicar para o ano 2020 seu Produto Interno Bruto (PIB) tomando como referência as cifras de 2010 e assim mesmo duplicar o rendimento per capita dos residentes tanto de cidades como de áreas rurais, a primeira Meta Centenária deste território aprovada para a celebração do aniversário de 100 da fundação do PCCh, em 1921.

O novo plano político para os próximos cinco anos aponta para um crescimento econômico médio-alto, faz questão da inovação e por outra parte abandona a política implantada por décadas de existência do filho único.

Este é o primeiro plano quinquenal celebrado sob a liderança do presidente Xi Jinping e se realiza em momentos em que a segunda maior economia do mundo se está ajustando a um crescimento estabilizador.