Frente parlamentar vai fortalecer o audiovisual no país 

Cerca de 80 pessoas marcaram presença no lançamento da Frente Parlamentar Mista do Audiovisual, que ocorreu no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, na última sexta-feira (30). O presidente da Frente, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), destacou que sua criação será um passo importante para a cultura, mas sobretudo para a chamada economia criativa. 

Frente parlamentar vai fortalecer o audiovisual no país - Ass. Dep. Orlando Silva

“A perspectiva é que tenhamos uma agenda dinâmica. O principal objetivo é ampliar as conquistas até aqui alcançadas e impulsionar um setor importante da cadeia econômica do país, ou seja, a Frente terá como foco fortalecer a dinâmica do audiovisual no país”, ressaltou.

O presidente a Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel , também presente ao evento, afirmou que a criação da Frente se converte em “uma conquista importante para o setor”. Segundo ele, o esforço convergente entre a Câmara dos Deputados e o Senado será fundamental para avançar em pautas importantes.

“Eles entenderam a importância do audiovisual e a necessidade dessa interlocução. Só assim conseguiremos fortalecer o setor e garantir não só o fomento da cultura, mas o aquecimento desta importante economia.”

Rangel fez o balanço da última década, destacando as conquistas do período. “Tivemos a lei que criou o Fundo do Setor Audiovisual e foi a base de muitas conquistas. Em 2007, aprovamos um marco regulatório moderno e que colocou o Brasil como referência internacional. Agora, temos a oportunidade de monitorar, garantir e dar seguimento a esses avanços.”

Audiovisual em números

De acordo com informações da Ancine, o mercado internacional de audiovisual fatura mais de US$ 450 bilhões por ano, sendo seus carros-chefe os produtos para cinema, embora a arrecadação com a exibição de filmes em salas seja menor do que o mercado de vídeo e agora também o de vídeo-on-demand.

A televisão por assinatura vem crescendo. Em 10 anos, o Brasil cresceu de três milhões e meio para 14 milhões de assinantes em 2012. Somente nos últimos cinco anos o crescimento foi de 170%. Segundo a entidade setorial, o faturamento no período, incluindo publicidade, cresceu de R$ 2,6 bilhões para R$ 14,6 bilhões, com avanço de 100% nos últimos 5 anos. O investimento publicitário saltou de R$ 374,2 milhões em 2005 para R$ 1 bilhão em 2010.

A Ancine destaca a perspectiva de o Brasil se firmar como produtor mundial de conteúdos a partir do estabelecimento de cotas para conteúdos brasileiros nos canais e pacotes oferecidos aos assinantes de TV por assinatura. Mais empregos serão criados, fortalecendo os agentes do mercado, principalmente os brasileiros.

A Frente reúne as cinco principais entidades: Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV), Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), Associação Brasileira das Produtoras de Fonogramas Publicitários (Aprosom) e Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp).