Jussara Cony defende mulheres contra atitude fascista da BM

A vereadora Jussara Cony (PCdoB) protocolou nesta terça-feira, 3 de novembro, moção de solidariedade às mulheres agredidas pela Brigada Militar no último domingo (1º) durante a Feira do Livro Feminista e Autônoma de Porto Alegre, evento paralelo à 61ª Feira do Livro de Porto Alegre e realizado no bairro Farroupilha.

Durante a sessão plenária de hoje (4), a vereadora apresentou o documento e destacou: “Foi um ato extremamente agressivo, machista e fascista contra mulheres que estavam ali defendendo seus direitos e difundindo a cultura. É um acinte, também, à expressão de nossas diversidades humanas e culturais, que tanto enriquecem nosso país”.

A vereadora ainda ressaltou: “reafirmo meu apoio a estas e todas as mulheres que cotidianamente lutam pelo emancipacionismo, por uma sociedade igualitária, contra a violência e por mais direitos para as mulheres”. Por fim, condenou a ação da BM: “É inconcebível que isso parta daqueles que deveriam promover a nossa segurança. O governo estadual tem a obrigação de apurar os fatos e punir os culpados por este ato de tamanha violência e que atenta contra a democracia”.
Além de descrever a situação, a moção coloca que “nenhuma violência contra a mulher pode ficar impune e deve servir de alerta ao caráter patriarcal e machista da sociedade e do Estado brasileiro”.

O documento coloca ainda que a Feira do Livro Feminista e Autônoma de Porto Alegre “sofre, desde o início, perseguições e agressões machistas e de caráter fascista, como ameaças, provocações e presenças hostis”.

Para ler a íntegra da moção, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Vereadora Jussara Cony (PCdoB)