VI Festival Popular de Teatro de Fortaleza traz espetáculos à capital

A Praça do Ferreira, os terminais de ônibus, o Espaço Popular de Artes, no bairro Dias Macedo, e praças das sete regionais de Fortaleza serão palco das apresentações do VI Festival Popular de Teatro de Fortaleza, que acontece de 9 a 13 de novembro, com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Com toda a sua programação gratuita, o Festival reúne espetáculos de 22 grupos cearenses e dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul. Além dos espetáculos de teatro, o VI Festival promove workshops e oficinas voltadas para a comunidade e para o aperfeiçoamento da classe artística.

A abertura do evento será na segunda-feira, dia 9/11, a partir das 15h, na Praça do Ferreira, com diversas atrações. Além das peças teatrais, o público poderá conferir os shows do músico Felipe Cazaux e da banda Astronauta Marinho. O encerramento será na sexta-feira, dia 13/11, no Bairro Dias Macedo, com a apresentação da peça “O pequeno Ogum”, às 14h, a exposição “Memória Social Dias Macedo” e shows das bandas Dona Leda e Bandaleira.

Com o tema “Do olhar ao atuar”, a edição deste ano propõe uma programação repleta de afetos, com um olhar cuidadoso e atento. Olhar próprio do artista, que observa, apreende, interpreta e ressignifica a realidade, propondo, a partir de sua arte, novas perspectivas e, consequentemente, novos olhares. O Festival Popular de Teatro de Fortaleza tem o objetivo de popularizar a arte de encenar, levando as apresentações para espaços públicos, aproximando cada vez mais o teatro da realidade da cidade.

“Nós nos espalhamos por mais espaços, chegamos a mais bairros e trouxemos mais grupos de outras regiões do nosso imenso e culturalmente rico País. Um Festival forte, consistente e que de vez se estabelece no calendário cultural do Ceará e do Brasil, levando arte e despertando novos e atentos observadores que, assim como nós, anseiam transformar”, destaca o coordenador geral do festival, Raimundo Moreira.

Neste ano, haverá o Projeto Circulação Compartilhada de Festivais, uma parceria entre o Festival Popular de Teatro de Fortaleza (Feptef) e o Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre (Fitrupa). De acordo com Raimundo Moreira, a parceria irá possibilitar apresentações de três grupos do Rio Grande do Sul no Feptef deste ano. Da mesma forma, serão escolhidas três companhias do Ceará para se apresentarem na edição de 2016 do Fitrupa.

O VI Festival Popular de Teatro tem patrocínio da Coelce e é promovido e produzido pela Cia. Prisma de Artes. O evento é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Vila das Artes e tem a parceria da Mostra Sesc Cariri, Rede Cuca, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e Quitanda das Artes.

Sobre a Cia. Prisma de Artes

A Cia. Prisma de Artes foi fundada em 1985, trazendo na bagagem um imenso trabalho junto à periferia da cidade. A Companhia deu origem a outras iniciativas culturais na comunidade, como blocos de pré-carnaval, festas juninas e de reisado.

O grupo surgiu a partir de jovens que trabalhavam em movimentos culturais na Igreja Católica e que mais tarde passou a ampliar a sua área de atuação. Em sua trajetória de metáforas e linguagens simbólicas, participou de eventos culturais levando apresentações artísticas a vários bairros de Fortaleza, cidades do Ceará e empresas estatais.

Inserindo-se na vida cultural da cidade, a Companhia encontrou muitos parceiros, levando o Festival Popular de Teatro de Fortaleza a conquistar o reconhecimento do público e do meio artístico. Em 2010, ano da primeira edição do Festival, a Cia. recebeu o Prêmio Carlos Câmara de destaques do ano.

Mais informações: www.festivalpopulardeteatro.com

Fonte: Secult