Chile reconhece que Pablo Neruda pode ter sido assassinado

O governo chileno reconheceu, nesta quinta-feira (5), que o poeta Pablo Neruda pode ter sido assassinado durante o golpe de Estado de Augusto Pinochet, que derrubou o presidente Salvador Allende, em 1973.

Pablo Neruda - Reprodução

Em resposta a esta polêmica sobre o possível assassinato de Neruda, o ministério do Interior e Segurança Pública do Chile informou através de um comunicado oficial, que iniciou uma investigação para revelar a verdadeira causa da morte do poeta Nobel de Literatura.

No texto o governo reconhece a existência de um documento firmado em março de 1973 pelo ministério do Interior do Chile que foi publicado nesta semana no jornal El País. “É claramente possível e altamente provável a intervenção de terceiros na morte de Pablo Neruda”, firmou o periódico.

“Diante das persistentes dúvidas sobre a causa da morte de Neruda, o Governo do Chile, através de seu Programa de Direitos Humanos, promoveu dois painéis internacionais e interdisciplinares de especialistas – o último recentemente, em outubro deste ano – para continuar realizando perícias que permitam chegar a uma conclusão científica”, diz o comunicado emitido pelo ministério nesta quinta-feira (5).