PCdoB realiza debate sobre a conjuntura da política internacional

O internacionalismo proletário é parte constitutiva do caráter e da natureza do PCdoB. Assim, José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais do partido, abriu a Reunião Ampla do Comitê de Política Internacional da legenda, realizada nesta sexta-feira (6).

Relações Internacionais

“Nos estatutos vigentes do partido, em seu artigo primeiro, assinala-se: o PCdoB, no espírito do internacionalismo proletário, apoia a luta anti-imperialista de todos os povos por sua emancipação nacional e social, soberania nacional e paz mundial”, disse, lembrando as diretrizes das relações internacionais dos comunistas.

“O Partido Comunista do Brasil é uma organização de carácter socialista, patriótica e anti-imperialista”, explanou. Sobre os deveres do militante, José Reinaldo alertou que é fundamental “hipotecar plena solidariedade à luta dos trabalhadores e dos povos em busca de soberania nacional e de sua emancipação social, pela paz e contra o imperialismo”.

Segundo o comunista, um dos méritos do PCdoB é a compreensão de que as questões nacionais não estão desligadas do sistema de dominação imperialista que foi montado secularmente no Brasil e “cujo desmonte é uma obra que depende de medidas muito complexas, resultante de um processo revolucionário sob a direção dos trabalhadores”.

A avaliação foi corroborada pelo ex-presidente do PCdoB Renato Rabelo. O líder comunista afirmou ser importante dizer “que o que se passa hoje no Brasil, o resultado da tendência, do curso político nacional tem também repercussão e influência no quadro internacional (…) Isso mostra a dimensão do nosso país, o papel, portanto, crescente do Brasil no quadro geopolítico mundial. Não só o contexto internacional tem sua repercussão sobre o nosso país, como também nosso país tem sua influência no quadro internacional”.

Também participaram do evento a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional  e outros membros do Partido Comunista.