PCP e PS se unem contra austeridade do governo em Portugal

O Partido Comunista de Português (PCP) anunciou na tarde desta sexta-feira (6) que fechou acordo com os socialistas com o objetivo de chegar a uma solução governativa “duradoura”. O acordo à esquerda visa a proteção do emprego, dos salários e das pensões dos trabalhadores portugueses.

PS e PCP discutiram políticas de governo

Após reunião conjunta na última quarta-feira (4), o PCP havia divulgou o documento “Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política”. 

"Como temos afirmado, PSD e CDS [partidos governistas] não irão prosseguir no rasto de destruição e declínio que a sua política constituiu”, diz o comunicado divulgado no site do partido.

“Estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP, assegurar um Governo da iniciativa do PS, num quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um Governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adopção de uma política que assegure uma solução duradoura”, acrescenta.

O PCP aponta ainda que já propôs ao PS uma data para o anúncio formal do acordo. E reitera que irá apresentar uma moção de rejeição ao Programa de Governo que será votado na próxima terça-feira (17) no Parlamento.

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, anunciou esta sexta-feira (6) a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda.

Segue abaixo a íntegra do comunicado do PCP:

"O PCP salienta a importância de não permitir a continuação em funções do Governo PSD/CDS e reafirma o seu propósito de apresentação de uma moção de rejeição do Programa do Governo que será votada na próxima terça-feira na Assembleia da República. Como temos afirmado, PSD e CDS não estão em condições de, por si só, prosseguirem o rasto de destruição e declínio que a sua política constituiu.

O PCP enviou ao PS esta tarde o texto de “Posição conjunta do PS e do PCP sobre solução política”, no seguimento da reunião realizada na última quarta-feira, que permite afirmar que estão reunidas as condições para pôr fim ao Governo PSD/CDS-PP, assegurar um governo da iniciativa do PS, num quadro em que está garantida uma composição da Assembleia da República para a formação de um governo do PS, a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adopção de uma política que assegure uma solução duradoura.

No sentido do anúncio formal daquela Posição Conjunta o PCP propôs ao PS uma data para a sua divulgação pública.

O Gabinete de Imprensa do PCP informa ainda que no próximo domingo dia 8 de Novembro se realizará uma reunião do Comité Central do PCP."