Homenagem ao Sr Israel : Uma vida dedicada ao Socialismo

Leia a seguir a íntegra da homenagem do PCdoB de Fortaleza ao militante histórico Israel Sales Bastos no ato de abertura da 17a Conferência Municipal:

Homenagem ao Sr. Israel Sales Bastos – uma vida dedicada à causa do socialismo

Israel Sales Bastos foi um valoroso e aguerrido militante comunista cearense. Filiado ao Partido desde 1946, teve a vida marcada por uma militância profícua e inspiradora, que começou quando tinha 19 anos em Itapagé, no norte do estado.

Por algum tempo, sua atuação se deu junto ao movimento rural, junto com a Liga Camponesa. Chegou a ser presidente do Sindicato Rural de Itapagé nos anos 1950. Com a instalação da ditadura militar, foi obrigado a deixar sua esposa, Dona Alzira Ávila Bastos e seus onze filhos, tendo ficado anos residindo no Piauí por segurança.

Em meados dos anos 1970, voltou para Fortaleza, mas ficou sem contato com o Partido que à época estava na ilegalidade. Foi na redemocratização que reencontrou o Partido, com a ajuda do seu filho Israel Junior, também militante do PCdoB, que o levou à sede da Tribuna Operária em 1984.

De uma militância quase anônima, Seu Israel nunca abriu mão de ser quem era. E tinha o coração cheio de esperança. Ainda esperava ver o mundo diferente, se mantendo sempre ao lado dos trabalhadores. Ele acreditava firmemente na revolução e costumava dizer que o socialismo é o amor pela política.

Seu Israel era também uma referência na família. Apesar de todas as adversidades, era um pai presente e tinha todo um cuidado com a formação dos filhos. Da mesma forma, era um homem alegre e adorado por todos no bairro em que morava, reconhecido que era por distribuir sempre os materiais do partido por onde passava.

Em 18 de junho deste ano Seu Israel nos deixou. Mas seu exemplo de vida, não.

Seu espírito revolucionário, sem medo da luta, está aqui.

Sua militância, de coração aberto, está aqui.

Sua alegria de viver, e de amar a política, está aqui.

Israel Sales Bastos, presente!

Comitê Muncipal do PCdoB de Fortaleza
Fortaleza, 7 de novembro de 2015