Alckmin manipula por seis meses estatísticas para reduzir homicídios

O governo do tucano Geraldo Alckmin de São Paulo segue os padrões históricos das gestões do PSDB: sucateamento do estado e manipulação da informação para favorecer os seus interesses.

Alckimin - Reprodução

Depois de tentar na surdina, por meio de um decreto, impor sigilo informações sobre segurança pública, transporte e abastecimento de água – setores que o governo tucano tem sérias denúncias –, Alckmin agora é acusado de fraudar as estatísticas sobre homicídios em São Paulo.

A fraude não é de hoje, mas a coisa ficou tão escancarada que a Folha de S. de Paulo desta segunda-feira (9) dedicou reportagem especial para detalhar a manobra nas estatísticas para que apresentassem uma queda maior dos homicídios.

Como num passe de mágica, desaparecem 102 mortes dos registros oficiais. Detalhe: o truque eliminou os homicídios dolosos cometidos por PMs de folga em suposta “legítima defesa”. Diante dos casos que acompanhamos nos últimos meses, em que políciais são flagrados forjando a cena do crime, a informação é muito relevante.

A manipulação dos números atende a dois interesses: reduzir artificialmente o número de homicídios e o de esconder a ação de PMs em mortes no estado. Isso porque pelo novo critério, se um PM de folga matar alguém ao reagir a um roubo, esse caso não é contabilizado como homicídio. No entanto, se um cidadão comum matar alguém em reação a um assalto esse homicídio continua a ser contabilizado como homicídio.

Em seis meses, a manobra tucana nas estatíticas reduziu artificialmente em 16,3% os homicídios na capital e 13,2% no estado em 2015, na comparação com o mesmo período de 2014.

Sobre a mágica, o secretário de insegurança de Alckmin, Alexandre de Morais, diz que é “consequência da eficácia do trabalho policial”.

Após a publicação da matéria, o governo de São Paulo disse, por meio de nota, que a “mudança” nas regras foi para seguir a “metodologia internacional”. A manobra nos dados tem sido feita desde abril, no entanto, o governo do PSDB não informou que estava aplicando o truque, com a exclusão das estatísticas de homicídios dolosos das mortes cometidas por PMs. Sobre isso, disse apenas que foi inserido um “asterisco” nas tabelas, mas admitiu que não foi informado de forma a evidenciar a alteração.

Publicidade com os números manipulados

Por outro lado, o governo do PSDB não deixou de aproveitar os números manipulados para fazer publicidade oficial, ressaltando que em setembro, “pela primeira vez desde 2001, a taxa de homicídios no estado ficou em 9,1 casos por grupo de 100 mil habitantes”.