Terminam eleições nacionais em Mianmar

As eleições nacionais do Mianmar, realizadas a cada cinco anos, fecharam no domingo (8) às 16h00 as urnas em todo o país. Após a votação, testemunhada por representantes dos candidatos, observadores domésticos e internacionais e representantes dos eleitores, os votos começaram a ser contabilizados.

Eleitores fazem fila em Yangun para votar

O porta-voz presidencial disse estar satisfeito pela participação dos eleitores na eleição. Todas as partes devem aceitar a escolha do povo, asseverou. A Comissão Eleitoral Federal do Mianmar anunciou dias atrás que os resultados oficiais da eleição vão ser publicados no dia 9.

Mais de 1.100 membros do parlamento federal e provincial serão apontados na eleição. Um total de 5.728 candidatos de 91 partidos políticos e 310 candidatos independentes participaram nesta corrida. Ambos o partido no poder, o Partido de Solidariedade e Desenvolvimento da União e o maior partido de oposição, a Liga Nacional para Democracia, recomendaram mais de 1.100 candidatos para as eleições.

O novo parlamento federal realizará a primeira reunião em janeiro próximo e a eleição presidencial terá início em fevereiro. Em seguida, o novo presidente estabelecerá um novo governo. O mandato do atual presidente, Thein Sein, terminará no final de março de 2016.

Fonte: Diário do Povo Online