Vereador do PCdoB de Frecheirinha homenageia médicos cubanos

Proposta pelo vereador Aurélio do Caeiral (PCdoB), a Câmara Municipal concedeu aos médicos cubanos que atuam no município o Título de Cidadão Frecheirinhense. Segundo o parlamentar comunista, a indicação dos nomes da Dra Elba de la Concepcion e do Dr Pablo Cause Aguero configura uma justa homenagem como o reconhecimento do profissionalismo e dedicação no atendimento médico e humanitário.

“Dr. Pablo e Dra. Elba, ou cubanos, como são carinhosamente conhecidos pela população, chegaram à cidade em 2013, através do Programa Mais Médico do Governo Federal, com o objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades. Em reconhecimento ao relevante trabalho que eles vêm prestando à nossa população, sempre cuidadosamente procurando ouvir seus pacientes que muitas vezes necessitam mais de atenção e orientação do que medicamentos. Eles percebem que, em algumas situações, o maior remédio tem sido o bom atendimento e a forma carinhosa de atender cada paciente, sempre tentando dar o melhor de si para as pessoas que necessitam de atendimento”, ratifica Aurélio.

Dra Elba afirma que sempre teve bom acolhimento da população. “No início tivemos muita dificuldade com o idioma, mas na primeira semana nós entramos no coração da população Frecheirinhense. Nosso trabalho durante o primeiro ano foi muito forte, já que trabalhamos em quase todas as Unidades de Saúde do município, atendendo cerca de 60 pacientes por dia. Atualmente, a média de atendimentos é de 400 pacientes por mês, sempre buscando estabilidade e segurança aos nossos pacientes”.

Mais

Elba de la Concepcion é formada em medicina desde 1992, com especialização em Medicina Geral Integral. Pablo Cause Aguero é formado desde 1988. Ambos têm experiência de trabalho internacional. Ela atuou 6 anos na Venezuela enquanto ele trabalhou na Guatemala e no Haiti.

Os médicos destacaram a paixão pelas novelas e pela música popular brasileira “de Elis Regina, Chico Buarque, Gal Costa entre outros”.

De Fortaleza,
Carolina Campos