Mujica reafirma seu apoio ao processo de paz na Colômbia

O ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, voltou a defender a paz na Colômbia e reiterou que apoia o processo de diálogos com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias), por ser “o caminho mais inteligente”.

pepe mujica - Reprodução

Durante a 7ª Conferência Latino-americana e Caribenha de Ciências Sociais (Clacso), realizada em Medellín, Colômbia, Mujica afirmou que a vontade das partes não vão o surpreender com sua aposta pela paz.

“Com [Juan Manuel] Santos tenho diferenças na maneira de pensar a política econômica e social, mas tenho que tirar o chapéu pela coragem política que ele tem tido”, elogiou, Mujica, durante uma coletiva de imprensa.

Em abril de 2015, Mujica informou que viajaria à Cuba para colaborar com os diálogos de paz, mas o presidente colombiano disse que não havia solicitado a mediação de ninguém na mesa de negociação.

Em outubro, se confirmou que a delegação das Farc haviam convidado o ex-presidente uruguaio para o participar do processo. Segundo Mujica, a guerrilha estendeu o convite para que ele integre uma comissão para ajudar a instaurar a paz no país.

Mujica afirmou que apoia “fervorosamente” as negociações desenvolvidas em Havana, Cuba, desde 2012, porque a “Colômbia não merece [o conflito], já sofreu muito”. Apesar de achar que o processo ainda durará muito, confia em uma resolução saudável para as duas partes.

“Porém, não se pode querer que as pessoas que perderam seus familiares hipotequem a memória e ajam como se não tenha acontecido nada (…), há que entender que é necessário aprender a caminhar com uma mochila de dor cada um por seu caminho, sem tentar pensar em outra coisa (…), é preciso deixar passar o tempo”, finalizou.