PCdoB saúda o 40º aniversário da independência de Angola

A presidência do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a secretaria de Relações Internacionais do Partido saúda, por meio de oficial, os 40 anos da independência de Angola comemorado neste 11 de novembro. 

Segue a íntegra da nota abaixo:

Ao Movimento Pela Libertação de Angola (MPLA)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda com alegria o 40º aniversário da independência de Angola.

No 11 de novembro de 1975, as famosas palavras de Agostinho Neto, "diante da África e do mundo proclamo a independência de Angola”, ecoaram pelo planeta como bandeiras da liberdade desfraldadas ao vento.

Foi o ponto culminante de uma trajetória marcada pela abnegação e heroísmo dos homens e mulheres de Angola que lutaram pela soberania da pátria, inclusive de armas nas mãos.

Além dos laços ideológicos que unem PCdoB e MPLA, os povos angolano e brasileiro têm profunda identidade, pois os angolanos ajudaram a forjar o caráter da nação brasileira, influindo fortemente na língua, nos costumes e nas tradições culturais da nossa miscigenada nação.

Talvez isso ajude a explicar por que o Brasil foi primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola. A vitória deste povo irmão contra o jugo colonial é compartilhada por nós com uma alegria particularmente fraternal.

Salve Angola independente!

Viva a amizade entre os povos do Brasil e de Angola!

Viva o socialismo!

Deputada Federal Luciana Santos
Presidenta do Partido Comunista do Brasil – PCdoB

José Reinaldo Carvalho
Secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB

São Paulo, 11 de novembro de 2015