Tragédia em Mariana: Vale entrega água contaminada com querosene

O que era para ser um alento provocou revolta e frustração dos moradores de Governador Valadares, região Leste de Minas. O primeiro carregamento de água, com 300 mil litros captados na vizinha Ipatinga e levados de trem para o município, chegou na manhã de sexta-feira (13) contaminado com querosene.

Trem levou água contaminada

A água teve que ser descartada e os cidadãos da cidade, que tiveram o fornecimento cortado devido à contaminação do Rio Doce com lama que vazou das barragens da Samarco (empresa da Vale), em Mariana, no último dia 5, continuaram na seca.

Em comunicado postado nas redes sociais, a prefeitura de Valadares informou que a remessa foi entregue pela Vale já contaminada. A água seria utilizada para garantir o abastecimento de hospitais, escolas, creches e outros equipamentos que precisam de água.

Contudo, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Vilmar Rios, informou que a água estava imprópria para uso. "O SAAE fez a análise da água depois de transportada nos vagões. Toda a água com alto teor de querosene já foi descartada".

A Vale disse que coletou a água no local indicado pela Copasa, em Ipatinga, e a transportou em vagões-tanque usados para combates a incêndios florestais. "Estes vagões só transportam água e nunca transportaram querosene", alega a empresa.

Ainda conforme a Vale, a água foi entregue na manhã desta sexta-feira (13), em local acordado com a prefeitura. "Essa, por sua vez, se responsabilizou pelo transporte da água em caminhoes-pipa, que não são de responsabilidade da Vale. Representantes da empresa estão entrando em contato com a administração municipal para esclarecer o ocorrido".