China tem computador mais rápido do mundo apesar de restrições dos EUA

O supercomputador chinês Tianhe-2 liderou pela sexta vez o ranking internacional Top 500 no teste HPCG, segundo informou a agência Xinhua. O HPCG (High Performance Conjugate Gradients, na sigla em inglês) é um teste de desempenho pelo método de gradientes conjugados de alta performance.

Supercomputador chinês Tianhe-2

A agência noticiosa também informou que o número de computadores chineses incluídos no novo ranking triplicou, tendo o número de computadores norte-americanos caído até o mínimo histórico.

De acordo com o ranking, a velocidade de cálculo é de 33.860 trilhões de operações por segundo, e a do norte-americano Titan, que ocupou o segundo lugar, é 17.590 trilhões de operações.

Os lugares seguintes são ocupados pelo americano Sequoia, o japonês K Computer e o americano Mira. Para dizer a verdade, a lista não mudou significativamente desde junho de 2013.

A mudança mais significativa foi a queda do número de computadores no ranking – de 231 em julho do ano corrente para 201 este mês, o que é o indicador menor na história do HPCG, que começou em 1993.

Enquanto isso, o número de computadores chineses na lista aumentou nos últimos seis meses de 37 para 109. Em comparação, o ranking inclui 107 computadores europeus.

O computador que lidera o ranking – o Tianhe-2 – foi elaborado pelo Instituto Nacional Chinês de Tecnologias de Defesa e é o mais rápido do mundo, o que leva os EUA a tentarem restringir o desenvolvimento tecnológico da China de maneira a criarem condições mais favoráveis aos computadores e outras tecnologias de produção norte-americana.