Xi Jinping e Putin reafirmam promessas de cooperação

O presidente chinês, Xi Jinping, e o seu homólogo russo, Vladimir Putin, reafirmaram no domingo (15), durante a 10ª cúpula do G-20, em Antália, na Turquia, o compromisso de reforçar a cooperação em todos os aspectos entre os dois países.

Vladímir Pútin e Xi Jinping, em Antália, na Turquia

A China pretende construir uma economia mundial "inovadora, revigorada, interligada e inclusiva" em conjunto com todos os outros membros das 20 maiores economias do mundo, uma vez que a China será a presidente rotativa do G-20 no próximo ano, disse Xi Jinping à Putin.

"Estamos dispostos a reforçar a comunicação e cooperação com a Rússia no curso de nossa presidência da cúpula do G-20", disse Xi quando os dois líderes se reuniram paralelamente a 10ª Cúpula do grupo.

Putin manifestou o apoio à China em desempenhar um papel mais relevante no reforço da cooperação econômica e financeira internacional durante a sua presidência do G-20 no próximo ano.

Os dois líderes também se comprometeram a aprofundar a cooperação no âmbito do Brics e em uma ampla gama de áreas, como a política, economia, comércio, finanças, energia e cultura.

Eles renovaram o consenso de alinhar a iniciativa chinesa do Cinturão Econômico da Rota da Seda com a iniciativa russa da União Econômica Eurasiana.

Putin disse a Xi que tanto a Rússia como a China estão comprometidos em salvaguardar os princípios do direito internacional e compartilhar visões semelhantes sobre muitas das principais questões mundiais, enquanto Xi expressou seu desejo de que os dois países possam cooperar conjuntamente para o desenvolvimento de uma ordem internacional mais justa e equitativa.