Governo do Uruguai consulta a população para planejar futuro do país

Um dos compromissos de campanha do atual presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, era planejar o futuro do país em contato direto com a população. Portanto, começa nesta quarta-feira (18), em Montevideo, o denominado “Diálogo Social: Uruguai ao Futuro”, um projeto amplo e participativo de consultas populares que deve ser realizado durante todo o próximo ano.

Tabaré Vázquez

A ideia do “Diálogo Social” é promover debates com todos os setores da sociedade a fim de estabelecer metas para o futuro do país e construir uma agenda a ser cumprida até 2050.

De acordo com o ministro do Trabalho e Segurança Social, Ernesto Murro, a ideia é convocar diálogos em primeira instância com a sociedade civil organizada, o próximo passo será travar o debate com o setor político.

Segundo ele, esta iniciativa representa o pulso firme da Frente Ampla de cumprir seu plano de governo. Adiantou que a partir de março de 2016 serão instalados os grupos temáticos cuja principal característica será a pluralidade, onde vão trabalhar, de forma conjunta, o governo e a população.

Ernesto explicou que para colocar em prática esta iniciativa, o governo já estabeleceu conversas com todas as organizações sociais do país, incluindo sindicatos, cooperativas, câmaras empresariais de economia social, ministérios e outros organismos públicos. Além de Câmaras Municipais, universidades públicas e privadas, igrejas, centros educacionais de adultos, meios de comunicação e grupos organizados de uruguaios no exterior.